Jet Training: horas de voo em um Boeing 737

Um simulador de voo completo, que reproduz na íntegra a cabine de um Boeing 737 800 NG e é totalmente operacional: assim é o Jet Training da FLIGHT, que conta com eletrônica idêntica a das aeronaves da nova geração produzidas pela Boeing e é ministrado por um comandante com larga experiência de mercado e horas de voo.

Um dos grandes benefícios do equipamento, além da questão técnica, é a possibilidade de desenvolver nos alunos a habilidade de trabalhar em equipe e a intimidade com rotinas operacionais padronizadas. “As companhias aéreas querem um tripulante que saiba além da parte operacional. Nós consultamos as empresas para saber as maiores dificuldades dos novos contratados e trabalhamos esses itens”, explica o comandante Prado, que já pilotou aeronaves de diversos modelos, foi instrutor de investigação de acidentes aeronáuticos no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e atualmente coordena as aulas no Jet.

Muitas empresas, inclusive, exigem esse tipo de treinamento prévio para selecionar candidatos a piloto, o que tem aumentado a procura pelo curso como investimento no currículo.

Vantagens

Para cursar as aulas de Jet Training, é preciso ter a licença de Piloto Comercial e habilitação de Voo por Instrumentos IFR e multimotores, o que não inclui operação de aeronaves complexas que exigem tripulação de dois pilotos com tarefas definidas. “Os pequenos aviões são muito diferentes em comportamento dos jatos de grande porte, e a experiência no simulador viabiliza quebrar alguns paradigmas da aviação leve para incorporar outra filosofia operacional”, destaca Prado.

O equipamento

Reproduzindo na íntegra a cabine de um Boeing  737 800 NG, o simulador foi todo fabricado com réplicas reais, inclusive painéis, overhead, o manche e poltronas. No Brasil, esse modelo é operado principalmente em rotas da GOL e Webjet. Durante as simulações, os radares são atualizados praticamente em tempo real, levando para os voos simulados as mesmas condições externas de temperatura, visibilidade, velocidade do vento e umidade do ar. Os cenários de todas as rotas também são reais, aplicando imagens de satélite durante todo o trajeto e reproduzindo de forma fiel todas as pistas dos aeroportos utilizados.

Mais informações pelo fone (51) 3325.2114.