Técnico em Manutenção de Aeronaves
Capacita o aluno a atuar em companhias aéreas e empresas do ramo da aeronáutica como técnico em manutenção. Fornece diploma que permite inscrição no Conselho Regional dos Técnicos (CRT/RS). Entre as disciplinas do programa estão sistemas de gestão, informática, comunicação oral e escrita e Controle Técnico de Manutenção (CTM) entre outras, Dividido em módulos:
Módulos
BÁSICO
*Este módulo é pré-requisito para todas as habilitações.
Comunicação oral e escrita, Matemática, Ciências naturais, Desenho técnico, Inglês básico e técnico, Conhecimentos básicos sobre aeronaves de asa fixa e rotativa, Tecnologia dos materiais aeronáuticos, Tubulações e conexões, Combustíveis e sistemas de combustível, Eletricidade básica, Geradores e motores elétricos de aviação, Peso e balanceamento, Metrologia e ferramentas, Princípios da inspeção e documentação da manutenção, Manuseio de solo, Segurança equipamentos de apoio, Regulamentação da aviação civil, Regulamentação da profissão de mecânico, Segurança operacional, Fatores humanos na manutenção aeronáutica e Primeiros Socorros.
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HABILITAÇÕES:
Aviônicos
Prepara, documenta e executa manutenção preventiva e corretiva de aeronaves no tocante aos sistemas elétricos e eletrônicos de navegação, comunicação, monitoramento e controle da aeronave, bem como de seus componentes e sensores, painel de instrumentos e sistemas de cabines, segundo publicações técnicas e normas nacionais e internacionais objetivando a garantia da segurança de voo.
Célula
Prepara, documenta e executa manutenção preventiva e corretiva de aeronaves no tocante a materi¬ais, componentes estruturais, peças, cabines e compartimentos pressurizados, superfícies de sustentação e controle e integração com sistemas de controle, segundo publicações técnicas e normas nacionais e internacionais, objetivando a garantia da segurança de voo.
Grupo Motopropulsor
Prepara, documenta e executa manutenção preventiva e corretiva de aeronaves relacionadas aos mo¬tores convencionais, hélices, rotores e sistemas de transmissão, motores à reação, turbinas, sistema de alimentação de combustível, lubrificação e integração com os sistemas de controle e monitoramento do voo, segundo publicações técnicas e normas nacionais e internacionais do setor aeronáutico, objeti¬vando a garantia da segurança de voo.
Requisitos
Idade mínima de 17 anos
Estar cursando ou ter finalizado o ensino médio
Horários
Noite – segunda a sexta, das 19h às 22h
(duração estimada: 18 meses);
Sábados – das 8h30 às 17h30
(duração estimada: 24 meses).
Documentos necessários
Cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento, RG, CPF, Título de Eleitor, Histórico de Conclusão do Ensino Médio ou Comprovante de Matrícula no Ensino Médio (autenticado),Comprovante de Residência, Foto 3x4, Certificado de Reservista ou Alistamento Militar, Código ANAC (Solicitação de Código ANAC).
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OFICINA MECÂNICA – Equipada, completa e homologada pela ANAC.
PRÁTICAS – Aulas práticas de Sobrevivência, primeiros socorros e serviço de bordo.
JET TRAINING – Jet training de 737 NG
INSTRUTORES – Nossos instrutores são especialistas nas áreas de conhecimento
de cada disciplina.
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MATRÍCULA - Não cobramos taxa
de matricula.
ANAC – Alto índice de aprovação na prova da ANAC.
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Perguntas Frequentes
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Quais os passos devo seguir para me tornar um mecânico de manutenção de aeronaves?Para se tornar um mecânico de manutenção aeronáutica é necessário ter 18 anos completos até o final do curso, completar o Ensino Médio até o final do curso e concluir, com aproveitamento, um curso homologado pela ANAC, dentro de uma das habilitações previstas (GMP, CEL ou AVI). O primeiro módulo será o BÁSICO que é pré-requisito para as habilitações. Como mecânico de manutenção aeronáutica, são três as especialidades possíveis para obter habilitação: GMP (Grupo motopropulsor) - Com esta especialidade a pessoa estará habilitada a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores e com todos os sistemas dos grupos motopropulsores. CEL (Célula) - Esta é a especialidade que trabalha com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático e sistemas hidráulicos, assim como na estrutura de aviões e helicópteros em geral, ou seja, a fuselagem da aeronave. AVI (Aviônicos) - Esta habilitação permite que a pessoa trabalhe em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio navegação e radiocomunicação, sistemas elétricos e de radar.
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Porque fazer o curso na FLIGHT?Nossa escola está no mercado desde 1998 formando comissários, pilotos e mecânicos de manutenção, além disso, nossos instrutores são profissionais ligados a área de aviação com muita experiência no mercado de trabalho. Hoje, a FLIGHT é a única escola de aviação presencial certificada e homologada pela ANAC na formação de pilotos, comissários e mecânicos no Rio Grande do Sul. Além disso, a Flight possui uma oficina completa e com todas as homologações da ANAC possibilitando aos alunos aprenderem desde o básico até os módulos específicos da profissão. Até mesmo o portão da oficina, que é parte da fuselagem de um avião, além da desempenhar uma questão estética, é utilizado como uma plataforma de treinamento para os alunos, permitindo-lhes realizar serviços de reparo e manutenção de maneira realista e hands-on. Com o portão da oficina, os alunos podem aprender habilidades valiosas e se preparar para uma carreira como técnicos em manutenção aeronáutica.
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Por que fazer o curso de comissário na FLIGHT?Nossa escola está no mercado desde 1998 formando comissários, pilotos e mecânicos de manutenção, além disso, nossos instrutores são profissionais ligados a área de aviação com muita experiência no mercado de trabalho. Hoje, a FLIGHT é a única escola de aviação presencial certificada e homologada pela ANAC na formação de pilotos, comissários e mecânicos no Rio Grande do Sul. Além disso, o curso de comissário de voo da FLIGHT é o mais completo do Estado. Nele, o aluno terá disciplinas teóricas e práticas em um Boeing de verdade, simulações de emergência no único mockup homologado do estado, além de aprender Soft-skills como apresentação pessoal. Nosso curso também inclui treinamento práticos de sobrevivência na selva, onde os alunos terão a oportunidade de experimentar situações simuladas de sobrevivência no meio selvagem, desenvolvendo habilidades valiosas para lidar com situações de emergência.
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Porque ser Comissário de Voo?Se você gosta de trabalhar com pessoas, viajar, conhecer novos lugares, culturas e pessoas, essa carreira é perfeita para você. É uma profissão desafiadora que requer muita responsabilidade, mas que também é bem remunerada e oferece uma boa qualidade de vida. Além disso, o investimento em formação é relativamente baixo. Se você busca uma carreira emocionante e desafiadora, essa é a escolha certa para você.
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Quanto custa o curso de comissário de voo?O valor do curso varia com a modalidade desejada, turno e ano. Mas garantimos que com o primeiro salário de Comissário de Voo você paga o curso todo! Para mais informações, recomendamos que entre em contato com a secretaria através do WhatsApp clicando aqui!
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O que eu preciso fazer para ser Comissário de Voo?Fazer o curso em Escola credenciada pela ANAC; Ser aprovado em prova técnica elaborada pela ANAC (todos que entram na área da aviação precisam fazer a prova da ANAC); Ter o CMA – Certificado Médico Aeronáutico que é composto de vários exames clínicos realizados em clínicas credenciadas pela ANAC.
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Quais os requisitos para fazer o curso?18 anos completos durante o curso; Ensino médio completo; Disponibilidade de horário.
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Quanto tempo dura o curso?A duração do curso depende do período do ano, feriados e horários das turmas. Geralmente, os cursos que acontecem durante as manhãs ou noites duram cerca de 5 meses. Também temos opções de cursos somente aos sábados, com duração estimada de 8 meses e o curso intensivo, com duração estimada em 3 meses.
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Qual a média salarial de um comissário de voo?A carreira de comissário de bordo é muito dinâmica e desafiadora, oferecendo a oportunidade de viajar para diferentes lugares do mundo e conhecer pessoas de diversas culturas. Além disso, a faixa salarial pode chegar a mais de R$ 5.000,00.
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Existe alguma idade limite para se tornar comissário de bordo?Não tem idade limite. O critério de idade é estabelecido pela companhia aérea no momento da contratação.
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Preciso saber algum idioma?Ter conhecimento de outro idioma, especialmente o inglês, é considerado um diferencial, mas não é um requisito obrigatório para fazer o curso.
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Posso ter tatuagens visíveis?Sim pode ter tatuagens, atualmente as companhias aéreas estão permitindo que seus tripulantes tenham tatuagens.
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Quero voar fora do Brasil, o que preciso fazer?Para voar fora do Brasil cada companhia tem sua política de gerenciamento. Para voar em companhias aéreas estrangeiras deve-se seguir os critérios de seleção desta empresas.